Redes Sociais: Relação entre marcas e consumidores. O que é que o público quer?

Redes Sociais: Relação entre marcas e consumidores. O que é que o público quer?

As redes sociais apareceram com o intuito de estabelecer novas relações e manter vivas as existentes, hoje em dia, estão tão firmes na nossa forma de viver, que já nem as questionamos. Longe vão os dias em que o Facebook existia apenas para falarmos com familiares distantes ou para conhecer a nova adição à família, ou em que o Instagram era utilizado para partilharmos as fotografias das nossas viagens ou momentos de lazer. 

Atualmente, continuamos a ter acesso a tudo o que tínhamos antes, com a adição de novas funcionalidades, tais como, encontrar ofertas de emprego, vender artigos em segunda mão e estar em constante contacto com notícias dos 4 cantos do mundo. No meio deste imenso rol, os estudos apontam que as pessoas também procuram produtos e serviços. 

Os utilizadores das redes sociais querem estar conectados com o mundo e com novas realidades, querem ser ouvidos e ouvir e, mais importante, querem sentir que fazem parte de uma comunidade, fazendo com que as relações entre as marcas-consumidores vão muito para além da pesquisa e compra, como acontecia antigamente. 

Podemos dizer que as redes sociais são o principal canal entre negócios e clientes, existe interação, é mais direto e acrescenta uma comunicação facilitada entre ambos. 

A ligação sistemática e simplificada, traz confiança. A maioria dos consumidores tende a gastar mais dinheiro numa marca, quando se sentem conectados com a mesma. 

Mas, o que é estar conectado com uma marca? De acordo com um estudo da Sprout Social, ter confiança na marca (66%), estar alinhado com os seus valores (53%), a marca compreender o consumidor e saber o que ele quer (51%) e depender dos seus produtos e serviços (50%). 

Então, o que é que os consumidores querem ver no perfil de uma marca, de modo a se sentirem conectados? 

O Storytelling é uma ótima estratégia para criar conexões, enquanto marcas, apresentar-nos, apresentar o que queremos e o que temos para oferecer e também mostrar quem está deste lado das marcas, a trabalhar para os clientes, gera confiança e empatia. 

Como citado no estudo, os consumidores estão interessados nos produtos e serviços e querem aprender algo, o que se transforma numa grande oportunidade para as marcas mostrarem como podem mudar a vida daquele consumidor ou potencial consumidor. 

Concluindo, as redes sociais, são a melhor ferramenta para ganhar notoriedade, alcance e novos clientes. A melhor forma de o fazer é estabelecendo ligações com o público, tornando as relações reais. Um lado, quer ser ouvido e compreendido, o outro quer ouvir e satisfazer. 

As marcas são feitas de pessoas, cada uma à sua maneira, humanizá-las é uma excelente forma de chegar mais facilmente ao cliente. 

Carlota Soares
Carlota Soares
Marketeer/Designer
carlota.soares@root4it.pt

Licenciada em Marketing e Publicidade pelo IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, em 2019. Integra a equipa criativa da Root4it desde 2021.